HomePage / Biografia / Apostilas / Receitas / Nutrição e Saúde / Festas e Eventos  / Receitas da Rádio / Saúde e Harmonia  /  Nutrição e Ação  /  Contato

 

Nutrição e Saúde

DEDICATÓRIA

 

Dedico esta página à Estella que foi minha musa inspiradora, e à todas as crianças  Celíacas de São Paulo, do Brasil e do Mundo.

(Margarida Nunes Bento)

   

CELÍASE? O QUE É ISSO?

 

Foi assim que respondi à minha amiga Laine quando ela perguntou se eu preparava receitas para pessoas portadoras de Celíase.

Ela, muito preocupada, relatou que a filhinha de uma amiga tinha sido diagnosticada com essa doença e que, o único tratamento que existia era retirar totalmente o glúten (trigo, aveia centeio e cevada) da alimentação, para sempre.

Confesso que, embora eu tivesse mais de 20 anos de experiência em culinária, fiquei naquele momento extremamente desorientada, respondendo que pesquisaria e voltaria a conversar com ela.

Fui conhecer então a pequena Estella e, encantada com a força de vontade demonstrada por ela e pela esperança e confiança em Deus que pude perceber nos olhos de sua mãe, querendo ver sua menininha saudável e feliz novamente, é que realmente aceitei o desafio e comecei a pesquisar sobre a doença, desenvolvendo receitas que, a princípio, pareciam  impossíveis de serem realizadas com sucesso. Como fazer um pão, uma torta ou um bolo sem farinha de trigo?

Meu primeiro pão testado e aprovado pela minha equipe, depois de alguns fracassos, foi o pão de forma sem glúten, que desenvolvi e apresentei no programa “Note e Anote” da Ana Maria Braga na TV Record em 21/08/2001.

Desenvolvi também uma torta salgada à qual dei o nome de Torta Estella (mas que muitas pessoas a chamam de Torta Estrela), em homenagem a minha querida menina e que foi, por mim, levada ao ar no mesmo programa.

Para festas, desenvolvi, com adaptação da receita original, o famoso Floresta Negra, que fez a alegria de muitos aniversariantes, também apresentado por mim na televisão através do “Mais Você” da Ana Maria Braga no dia 18/04/2002 pela TV Globo.

Hoje, alguns anos depois, com dezenas de receitas especiais cadastradas, vejo o retorno gratificante desse trabalho, pois pude ajudar a Estelinha e muitas outras  crianças e adultos que me procuraram, para as quais ensinei e ensinarei sempre que for necessário, tudo o que aprendi e continuo a aprender através das minhas pesquisas, pois, embora não seja uma tarefa fácil, podemos perceber, quando caminhamos um passo por vez, levando o tratamento à sério, elas podem e devem levar uma vida totalmente normal, quando eliminam o terrível inimigo GLÚTEN.

Seguem, na próxima página, as referidas receitas. Clique Aqui! para visualizá-las.

 

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO SITE DA ASSOCIAÇÃO DOS CELÍACOS:

 

www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php

 

 

Copyright © 2006 [Margarida Nunes Bento]. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: PageArte